4 de jan. de 2009

Ofir



"OFIR (pov. freg. Esposende, conc. Esposende) - A lenda pretende ter sido aqui que existiu a fabulosa Ofir de Salomão, a cidade histórica e quase lendária do Mundo Antigo, conhecida como produtora e exportadora de ouro, e cuja situação geográfica exacta se desconhece, mas se admite ter pertencido à àrea do Índico. Cidade rica e famosa, cujas referências históricas constam sobretudo do velho testamento, em que se narra que Salmoão mandou navios do rei de Tiro a Ofir e Tarsis, os quais traziam «paus odoríferos, pedras preciosas, ouro e prata, dentes de elefante, bogios e pavões», materiais empregues na construção e guarnecimento do Templo de Salomão e dos seus palácios. Fundada, em 1944, por um grupo de pessoas que resolveram aqui, no pinhal junto ao mar, construir casas de veraneio - três anos depois era edificado um hotel e em 1949 já existiam cerca de 40 habitações."

Um dia espero vir a perceber o senhor João Fonseca, que afirma a minha bela praia de Ofir como sendo pertencente a uma freguesia de nome Esposende, que tem base no Concelho de Esposende.

Afinal, vivi 22 anos na margem norte do Cávado sem sequer desconfiar! E esta hein?

Um comentário:

Conversa do Café disse...

É bom ver que apesar de longe, estas com Fão no coração. Obrigado pelo comentario e esperamos o teu regresso para uma conversa do café :) mas desta vez em Fão

um abraço, e vai dando noticias.

Nuno Lopes do conversadocafe :)